sábado, 15 de junho de 2013

"Ele não é Deus de mortos e sim de vivos."

O sermão profético de denúncia e crítica aos líderes religiosos.(Mt:22 e 23)

Lembrando o momento histórico da Palestina:

A dimensão política da prática histórica de Jesus.
Para compreendermos o significado político da morte de Jesus, temos de levar em conta alguns aspectos importantes da Palestina do I Século. A Palestina era uma terra dependente. Os romanos exerciam um domínio muito grande sobre a economia, sobre a política e também, mesmo respeitando alguns aspectos da religião judaica, sobre a religião dos judeus. O pagamento dos impostos, suspenso a partir da guerra dos Macabeus (cf. 1 Mc: 13,37.39-41), era muito grande, e, junto com outras taxas, chegava a ultrapassar a metade da produção dos agricultores a partir de 63a.C.. Além dessa opressão político-econômica, a população tinha de enfrentar o peso da exclusão por causa do sistema de pureza, que inviabilizava a salvação para os pobres, os marginalizados, que não podiam cumprir todas as exigências da lei (cf. Jo 7,49). É nesse clima que Jesus entra no cenário da Palestina do seu tempo. Tempo carregado de expectativas apocalípticas e messiânicas. Tempo em que o povo esperava pela mudança de “mundo”.
"37-Recebemos a coroa de ouro e a palma que nos enviastes e estamos dispostos a concluir convosco uma paz sólida, bem como a escrever aos funcionários que vos dispensem dos impostos.
38. Tudo o que foi decidido em vosso favor está confirmado, e as fortalezas que construístes são vossas.
39. Nós vos perdoamos todos os erros e as faltas cometidas até o dia de hoje. Renunciamos à coroa que nos devíeis e, se existem ainda em Jerusalém outras dívidas a pagar, não se paguem mais.
40. Finalmente, se existem entre vós alguns que sejam aptos a se alistarem em nossa guarda, que eles o sejam e que a paz reine entre nós.
41. Foi no ano cento e setenta que o jugo dos gentios foi afastado de Israel,"1 Macabeus:13:37-41
"Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita." João 7:49
Lembrando quem era Mateus:

Durante a ocupação romana, que iniciou em 63 a.C. com a conquista dePompeu, Mateus coletava impostos do povo hebreu para Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Sua coletoria estava localizada em Cafarnaum. Judeus que enriqueciam desta maneira era desprezados e considerados párias. Porém, como um coletor de impostos, ele deve ter alfabetizado em aramaico(ainda que provavelmente não em grego e nem em latim)4 5 6 .
Foi neste cenário, perto de onde hoje está Almagor, que Jesus convidou Mateus para ser um dos Doze Apóstolos. Após o chamadoMateus convidou Jesus para um banquete em sua casa. Ao ver isto, os escribas e os fariseus criticaram Jesus por cear com coletores de impostos e pecadores. A provocação fez Jesus responder, «Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.» (Lucas 5:29)6 .http://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_(evangelista)
Hipocrisia= aquilo que é antagônico ao que é sagrado.Parte da inquirição espiritual consiste em ir eliminando a hipocrisia, juntamente com muitos outros defeitos de caráter, debilidades e vícios. A humildade é uma virtude, e nos ajuda a anular a hipocrisia.


INTRODUÇÃO

Nesta lição veremos:
  • o convite para as bodas;
  • os religiosos tentando pegar Jesus quanto aos impostos a serem pagos a César;
  • a condenação imposta por Jesus àqueles que não apresentam a Sua graça;
  • o evangelho que liberta o que crê.

1-O ENSINO DA PARÁBOLA DAS BODAS(Mt:22:1-14)

  • Jesus fala da rejeição dos judeus ao plano do Pai.E o convite aos gentios:"ide...pois convidai..."
  • Nos vv:1,2 compara o reino dos céus com uma festa ou celebração.
  • v. 3 .O rei,soberano,manda os servos convidarem e o convite não é aceito;
  • v.4-envia outros para convidar outras pessoas mais recusa;
  • vv. 5,6-o rei se ira e envia tropas para incendiar a cidade;
  • vv 7,8-festa pronta,mas os convidados não eram dignos.
  • v. 10-manda chamar a todos que encontrassem ,maus e bons;
  • v. 13-havia um não trajado devidamente e este foi tirado da festa."Poucos os escolhidos."Em Isaías:61:10 fala do revestimento da justiça de Cristo.
  • v.14-muitos estão nas Igrejas mas poucos que estão preparados,vestidos adequadamente para a festa;Ostentavam largos filactéricos,fitas onde estavam escritos textos do pentateuco.Ler:Dt:6:7,8/Num:15:37-40.Postavam na testa  na mão direita.Mas não no coração.Alargavam as franjas sob pretexto de obediência.Zelavam do túmulo dos profetas antigos e matavam e açoitavam os vivos.
  • Mt:7:21:"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mateus 7:21-Bíblia Sagrada
  • Diante do convite de Jesus uns recusam por indiferença ou descaso e outros por hipocrisia e orgulho sem inteireza de coração.

2-AS RESPOSTAS DO REI AOS RELIGIOSOS JUDEUS.(Mt:22:15-33)

  • Jesus responde aos herodianos,saduceus e fariseus e é interrogado por eles;
  • para os herodianos a paz não tinha preço.(Defendiam a Paz com Roma);
  • Questionam  o pagamento de impostos e Jesus lhes responde:Dai a César...e a Deus o que é de Deus.Resposta que os leva a calar e a se retirarem.Ele ensina-lhes os princípios que norteiam a vida do cidadão dos céus que ainda reside na terra.
  • Nossos pagamentos feitos liberalidade e honestidade.Sermos exemplos em tudo.
  • v. 28-Já os saduceus tentam fundamentar seus princípios sobre a ressurreição dos mortos .v.30-Há a resposta magistral de Jesus aproveitando para fazer a apologia da ressurreição nos versos:31,32.
  • vv.37-39-vêm os fariseus  e Lhe perguntam qual é o grande mandamento na lei.Ele lhes responde ser o amor a Deus e ao próximo.E no v.40-deles dependem a lei e os profetas.
  • v.42-45-Jesus os interroga quanto à sua posição em relação ao Messias.Davi o Pai,mas Messias ou o Cristo é o Senhor."Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés." Salmos 110:1"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14

3-O SERMÃO CONDENATÓRIO.(Mt:23:1-12)

  • Jesus condena escribas e fariseus por suas atitudes.v.2=incoerência;v:3=fardos pesados e difíceis de carregar;v4=prática para serem vistos;v 5=gostam do pódio;v.6,7=apreciam ser ovacionados.
  • v.v=8-12=fazer a diferença=serem humildes, e não ser como eles,os judeus, tendo-O como guia e a Deus como Pai.
  • Os fariseus e escribas eram descritos pelo Senhor como aqueles que amam o poder e a adoração. "Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23:4). Os fardos pesados impostos pelos fariseus incluiriam qualquer coisa que eles exigissem que não era exigido por Deus.
    Há vários exemplos de tais exigências. Em uma ocasião os fariseus estavam acusando os discípulos de falharem porque não lavaram as mãos quando comeram pão (Mateus 15:2). Eles estavam impondo um fardo nas pessoas que não era mandamento de Deus, mas de acordo com a sua própria tradição. Eles se aliviaram do fardo de honrarem a sua mãe e a seu pai dizendo que o que eles poderiam ter dado para ajudá-los foi dado a Deus. Invalidaram a palavra de Deus por mera tradição.
    Os fariseus e escribas também gostavam da adoração do povo. Eles queriam que os homens reparassem neles por causa da sua piedade. Eles alargavam os seus filactérios e alongavam as franjas de suas vestimentas, gostavam do lugar de honra nos banquetes e nas sinagogas, queriam as saudações respeitosas que recebiam nas praças e ser chamados de Mestre (Mateus 23:5-7).
    Enquanto o homem deseja o poder e a adoração dos homens, o Senhor ensinou que a verdadeira grandeza estava em servir a Deus e aos homens. “Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:11-12).

4-ACUSAÇÕES CONTRA A CLASSE DOMINANTE.(Mt:23:13-39 )

  • A condição  moral e espiritual dos escribas e fariseus levam Jesus a mencionar alguns "ais"
  • v. 13=Eles eram obstáculos a que homens chegassem ao reino dos céus.Há pessoas,que pelo péssimo testemunho afastam pessoas de Jesus.
  • v.14,15=Ambos eram=exploradores de viúvas.A prática do proselitismo,(seguidores)da religião judaica tornando-os filhos do inferno.
  • v.v:16-22=mercenários guias de cegos,entregavam o dízimo sem  a justiça,a misericórdia e a fidelidade.v.23=entrega de um coração misericordioso e fiel.
  • v.24=coavam um mosquito e engoliam um camelo=não enxergavam suas falhas só as dos outros.
  • Mt:15:13-20=vida de aparências e o EVANGELHO TRABALHA COM O CORAÇÃO.
  • Mt:23:29-32=Procuravam se eximir da culpa da morte dos profetas por seus ascendentes e que eles ainda fossem vivos eles os matariam.
  • v.33=chama-os de serpentes por sua natureza  má,traiçoeira e letal.
  • v.v 34-36=profetiza a violência com que tratariam profetas e mestres de modo implacável.Os adverte que sobre eles ciria o sangue derramado desde Abel até Zacarias que mataram entre o santuário e o altar.
  • v.v 37-38=ao mesmo tempo acusa Jerusalém de estar sendo dominada por perversos e também revela o seu grande amor pela cidade.
  • v.39=Zacarias 12:10(ler)"Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. 
  • Sermão acusatório de Jesus se aplicaria aos nossos dias?

APLICAÇÕES PARA A VIDA

  1. Apesar da rejeição ao Evangelho devemos testemunhar,em todo tempo.Sem nunca nos sentirmos cansados e ao Senhor compete fazê-la germinar.
  2. Somos cidadãos de duas Pátrias.Vivendo aqui norteados pelos ensinos de lá.
  3. O Sistema Religioso é implacável em seu julgamento.Bonito por fora e podre por dentro.
  4. A religiosidade oca,legalista e perversa é condenada porJesus.Aqueles que usam a Palavra para acusar as pessoas.
  5. Aprendemos neste estudo que a santidade e pureza do povo é uma necessidade e responsabilidade absoluta para uma vida com Deus. Este povo foi eleito para ser santo porque Deus é Santo. Isto também se aplica ao povo santo do Novo Testamento. Para isto baste estudarmos o sermão da Montanha, que reflete todo este material e o ensino de Paulo às igrejas, expresso em Efésios (1.4) onde aponta a nossa responsabilidade de eleitos de Deus em Cristo Jesus  de que fomos eleitos para sermos santos e irrepreensíveis.
  6. Tal é a profundeza e seriedade da vida de um povo que é adotado por Deus em Cristo Jesus (Jo 1.12) e que tem o privilégio de viver para um Deus cujo Reino não  é deste mundo. Por isto os padrões também não são deste mundo – e isto desde os primórdios!
  7. A Deus toda glória e honra por nos ter dado este privilégio, e a nós a ação presente do Espírito de Deus para que não manchemos esta honra sublime e maior e não maculemos a obra suprema de Jesus Cristo, nosso Salvador.
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” Efésios 1:4

“Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” 
João 1:12

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