O ministério da oração em sua vida.
Introdução:
Filósofo chinês preferia andar de costas no animal.
Introdução:
Filósofo chinês preferia andar de costas no animal.
Motivo:sempre atento ao que o passado lhe ensinara e o novo seria realmente novo e confrontado com o "velho".
Nos perdemos no caminho do evangelho de Jesus?
Confrontando o passado"ontem" com o hoje.
O ideal
cristão mudou e inverteu tudo, de forma que, como é dito no
evangelho: "Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável
aos olhos de Deus". O ideal já não é a grandeza de umfaraó ou de
um imperador romano, nem a beleza de um grego ou a riqueza
da Fenícia, mas a humildade, a pureza, a compaixão eo amor. O
herói não é o rico, mas o mendigo Lázaro; não Maria Madalena em
seus dias de beleza, mas no dia de seu arrependimento;
não os que adquirem riquezas,mas os que
as abandonam; não os que moram em palácios,mas os que
vivem em catacumbas e cabanas; não os que dominam
sobre os outros, mas os que não admitemnenhuma
autoridade além da de Deus . LEON TOLSTOI, WHAT IS ART [O QUE É ARTE]
- A Oração em três dimensões
O salmista que era um homem comum,um poeta também pensava semelhante ao filósofo no "Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta. Salmos 143:5-6
O ministério de oração tem de ser tridimensional:(Salmo de imprecação.-lamentação)
- olhar para o passado ;(no versículo acima citado)
- o olhar está no futuro como no verso 6;
- olhar no hoje para dentro de nós:"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.Vivifica-me, ó SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia. Salmos 143:10-1
DICAS PARA O PREGADOR( Spurgeon )
O cantor geme de quando em quando; o que clama por misericórdia não consegue calar seus gritos por vindicação. Suas mãos estão erguidas ao céu, mas à cinta se pendura uma espada afiada, que chacoalha na bainha no final de seu salmo.
VERS. 1. Três grupos de três.
1. Quanto a suas devoções - orações, súplicas, pedidos.
2. Quanto a seu sucesso - ouvir, dar ouvido, me responder.
3. Quanto a seu argumento - porque o Senhor é Jeová, fiel, justo.
VERS. 1. Três grupos de três.
1. Quanto a suas devoções - orações, súplicas, pedidos.
2. Quanto a seu sucesso - ouvir, dar ouvido, me responder.
3. Quanto a seu argumento - porque o Senhor é Jeová, fiel, justo.
2-Uma nova oração
O salmista diz aqui:
eu . Seu reconhecimento da graça de Deus em todas as suas vitórias (vv. 1, 2).
II . A insignificância do homem (vv. 3, 4).
III. A necessidade que Deus de seus inimigos (vv. 5-8).
IV . Confiança de que Deus vai dar a vitória (vv. 9-11).
V. Os benefícios que as pessoas têm da proteção de Deus (vv. 12-15)
O salmista diz aqui:
eu . Seu reconhecimento da graça de Deus em todas as suas vitórias (vv. 1, 2).
II . A insignificância do homem (vv. 3, 4).
III. A necessidade que Deus de seus inimigos (vv. 5-8).
IV . Confiança de que Deus vai dar a vitória (vv. 9-11).
V. Os benefícios que as pessoas têm da proteção de Deus (vv. 12-15)
- O salmista Davi tinha a consciência de que se deve ter sempre novos motivos para orar,novos estímulos."A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores Salmos 144:9
- Bach,o músico sacro,de maior renome do passado europeu,tinha de levar,a cada domingo,à capela Bradenburgo,uma nova cantata para o Culto a Deus.Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero.Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os Concertos de Brandenburgo, o Cravo Bem-Temperado, as Sonatas e Partitas para violino solo, a Missa em Si Menor, a Tocata e Fuga em Ré Menor, a Paixão segundo São Mateus, a Oferenda Musical, a Arte da Fuga e várias de suas cantatas.Wikipedia.
- Moisés faz um pedido ousado:Êxodo:33:18-Pediu que mostrasse a Sua glória Deus não se irritou com ao pedido de Moisés,colocou-o próximo a Ele e assim ele podia contemplar a Sua glória.
- Muitos de nós, cristãos, falamos e escutamos a respeito da “Glória de Deus”, mas na verdade nem fazemos idéia do que realmente se trata. Isaías, capítulo 6, nos dá uma mostra sobre a glória de Deus: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo ... Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de Sua Glória” vs. 1 e 4.
- A Glória do Senhor ou Shekhinah, na palavra original hebraica, refere-se ao resplendor, a presença de Deus “habitando” entre o seu povo. Quando Salomão orou para consagrar o templo que havia construído, a Glória do Senhor veio em forma de nuvem e encheu o lugar (1Re 8:10-11) de modo que nem os sacerdotes conseguiam ficar ali.
- o povo ,quando Moisés desceu do monte, podia contemplar a glória do Senhor em seu rosto.Exodo:34:29-35
- Por outro lado, o crente participa da glória e da presença de Deus em sua comunhão, seu amor, justiça e manifestações, mediante o poder do Espírito Santo (ver 2Co 3.18 nota; Ef 3.16-19 nota; 1Pe 4.14 nota).
- A glória de Cristo era a mesma glória que Ele tinha com seu Pai antes que houvesse mundo (Jo 1.14; 17.5).
- A glória do seu ministério ultrapassou em muito a glória do ministério do AT (2Co 3.7-11). Paulo chama Jesus “o Senhor da glória” (1Co 2.8),
- e Tiago o chama “nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória” (Tg 2.1). Repetidas vezes, o NT refere-se ao vínculo entre Jesus Cristo e a glória de Deus. Seus milagres revelavam a sua glória (Jo 2.11; 11.40-44). Cristo transfigurou-se em meio a “uma nuvem luminosa” (Mt 17.5), onde Ele recebeu glória (cf. 2Pe 1.16-19). A hora da sua morte foi a hora da sua glorificação (Jo 12.23,24; cf. 17.4,5). Subiu ao céu em glória (cf. At 1.9; 1Tm 3.16), agora está exaltado em glória (Ap 5.12,13), e um dia voltará “sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mt 24.30; cf. 25.31; Mc 14.62; 1Ts 4.17).
3-Orando na proximidade de Deus.Salmo 145
(Quebrando assim a barreira de um Deus distante.)
Deus Merece Louvor por Sua Grandeza, Benevolência e Justiça
1-2 Davi promete louvar a Deus constantemente e para sempre
3-20 Deus merece este louvor por causa do seu caráter e de suas obras. O Senhor:
É grande (3)
É benigno e misericordioso (8,17)
É bom para todos (9)
É fiel em suas palavras (13)
É santo em suas obras (13)
Sustém os fracos (14)
Alimenta os necessitados na sua benevolência (15-16)
É justo (17)
Está perto de seus servos (18)
Atende as orações dos fiéis (19)
Protege os que o amam (20)
Extermina os ímpios (20)
21- Todos devem louvar ao Senhor para sempre.
4-Uma oração agradecendo a bem-aventurança recebida.Salmo 146
Louvado seja Deus, o Criador e Rei Eterno (Exaltação a Deus)
1-2 A palavra “aleluia” é um termo especial de louvor, que inclui uma forma do nome de
Deus. Sempre deve ser pronunciada com reverência para com o Senhor. O Salmista
promete louvar a Deus durante toda a sua vida
3-4 Não devemos confiar em homens, nem nos mais poderosos, porque não são capazes de
salvar, e seu poder é limitado ao pouco tempo que vivem
5-7 Bem-aventurado aquele que confia no Senhor. Ele é o criador, o fiel sustentador, e o justo protetor dos oprimidos
7-10 O Salmo encerra-se com uma série de declarações sobre as obras de Deus em relação
ao seu povo. O Senhor:
- Liberta os encarcerados (7)
- Abre os olhos dos cegos (8)
- Levanta os abatidos (8)
- Ama os justos (8)
- Guarda os peregrinos (9)
- Ampara o órfão e a viúva (9)
- Transtorna o caminho dos perversos (9)
- Reina para sempre (10)
Somos bem-aventurados pela companhia do E.S. em nosso viver.
5-Uma oração para ser motivo de alegria para Deus.Salmo 147
Louvor para o Grande e Poderoso Deus de Israel(.Exaltação a Deus)
Este Salmo, ao que parece do versículo 2, pertence ao período pós-exílico, quando Deus
restaurou o povo a sua terra e edificou Jerusalém
1 Deus merece cânticos de louvor, porque ele é bom e amável
2-6 Ele deve ser louvado por suas grandes obras e por sua própria grandeza. O seu poder e
seu entendimento são imensuráveis
7-11 O Deus poderoso que sustém a vida não pode ser impressionado com a força militar do homem. Ele procura pessoas fiéis que confiam nele.
12-20 O povo de Israel tem motivos especiais para louvar a Deus, pois receberam bênçãos quenão foram dadas a outras nações. Observe nestes versículos como Deus usa a sua
palavra como instrumento ativo de poder: Ele “envia” ordens (15), “manda” a palavra (18)
e “mostra” a palavra e as leis (19). Quem ignora os preceitos de Deus não recebe as suas
bênçãos especiais (20)
Conclusão:
Deus se alegra com o seu povo e se sente bem com o nosso louvor.Salmo 148 (com o povo que lhe é chegado)(Exaltação a Deus)
Deus Seja Louvado no Céu e na Terra
Como vários outros, este Salmo começa e termina com a simples e reverente exclamação:
“Aleluia!” (veja Salmos 106,113,135,146,149,150). Ele consiste em duas estrofes (1-6,7-14).
Cada estrofe termina com dois versículos com a mesma estrutura (5-6,13-14): “Louvem o
nome do Senhor, pois (porque)....”
1-6 Louvai ao Senhor nos céus. Nesta primeira estrofe, tudo que há nos céus é convocado
para adorar a Deus. Começa com os seres inteligentes (anjos) e vai até a criação material
(sol, lua, água, etc.)
7-14 Louvai ao Senhor na terra. Começa com a criação material (águas, animais, montes) e vai até os seres inteligentes (reis, povos, etc.)
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