Os sinais da divindade e poder de Jesus.
Os sinais da divindade e poder de Jesus.
- Mateus e Lucas falam da
encarnação,nascimento,genealogia humana dEle.João ressalta a Sua divindade.(João:20:30-31)"Jesus, pois, operou também em
presença de seus discípulos muitos
outros sinais, que não estão escritos neste livro.Estes, porém, foram
escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para
que, crendo, tenhais vida em Seu nome." Jo: 20: 30,31
- João fala
de Jesus a fonte de vida, princípio de tudo,criador,e sem Ele nada poderia
ser feito.E também que dá Poder de Seu E.S. a todos quantos o
recebem.(João:1:12)Reconhecido como o Messias por Pedro no versículo
41."Mas, a todos quantos
o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que
creem no seu nome João 1:12 “Este achou primeiro a seu irmão Simão, e
disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)" João
1:41
INTRODUÇÃO
- Nos capítulos 14 e 15 de Mateus podemos
ver o contraste:tristeza pela morte
de João Batista e a alegria por Jesus
alimentar a multidão,curar a filha da mulher cananeia.Jesus anda
sobre as águas e manifesta aos discípulos e a todos(curando)
Seu poder e a consciência de Sua Missão Gloriosa.
1-A MORTE DE JOÃO BATISTA (Mt:14:1-12)
- João,servo
humilde,coerente,íntegro,corajoso.Denuncia o pecado.Como consequência sua cabeça é entregue à uma louca.Vem-nos
à mente que se se tivesse calado...se Herodes não estivesse tão
alcoolizado...foi a vontade de Deus a morte dele.
- Quando morre um servo cedo a gente
justifica ser a vontade de Deus.Se é um ímpio que morre cedo se fala que
colheu o que plantou.Se Jó nos vem à mente a gente diz que foi permissão
de Deus.
- Deus salvou:Daniel, Sadraque, Mesaque e
Abednego.Ressuscitou o filho da viúva,a filha de Jairo e Lázaro.E João???
- Não temos resposta agora.Ele sabia que
seu servo suportaria a prova.Com prazer o teria libertado.Por amor a
milhares que haveriam,em anos posteriores,passarem da prisão para a
morte,João bebeu o cálice do martírio.Não salvou João,nem a si mesmo por
amor a muitos,a mim e a você.
2-OS SINAIS DA DIVINDADE DE JESUS.(Mt:14:13-33;15:32-39)
- Jesus de barco se retira triste pela
morte de João,pra falar com Deus.v.13.
- a multidão o segue por terra.Ela
desembarca e cura os enfermos.
- Jesus estava muito cansado e Seus
discípulos querem despedir a multidão para que se alimentassem.Aí Ele
manda que eles lhe deem de comer.Eles lhe entregam um único lanchinho e
Ele ergue seus olhos ao céu e abençoa e depois de todos alimentados
sobraram 12 cestos.(5000 homens+mulheres+crianças)
- O pouco com Deus é muito pra que Seu
nome seja glorificado.Nosso dever ,ordem,é dar de comer aos pobres e mais
carentes.
- Depois do milagre Ele sobe ao monte para
orar sozinho.Na 4ª vigília ,(A noite do judeu era dividida em quatro vigílias, das seis da tarde
às seis da manhã. A quarta vigília corresponde ao período que vai das três
às seis horas da manhã.) foi ao encontro no Mar da Galiléia e o barco açoitado
pelas ondas .Seus discípulos pensaram ser um fantasma e os
encorajou..Pedro quis ir ao Seu encontro e Jesus o convida.Ele teve medo e
clamou para salvá-lo.Jesus o repreendeu chamando-o de homem de pouca
fé.Pedro não passou no teste por olhar as circunstâncias e não Jesus.
- Temos de
crer na suficiência de Jesus.v. 33.Discípulos fizeram profissão de fé.
- v.v:34-35=em
Genesaré muitos foram curados até através do toque em seu vestido.
3-CUIDADOS COM O
TRADICIONALISMO.(Mt:15:1-20)
·
O termo fariseu pode ser, previamente, entendido como “os separados”.
Tratava-se de uma seita que se vangloriava de ter a correta interpretação da lei de Moisés. Consideravam-se os protetores da lei de Deus e achavam que podiam determinar os limites dentro dos quais os judeus deveriam viver. Na tentativa de aprimorar a lei de Deus, enchiam-na de detalhes e práticas que a distorciam e afastavam mais ainda o povo do seu Deus. Os líderes religiosos não conseguiram enxergar em Jesus o messias, pois Cristo fugia de todos os padrões que eles tinham como santidade. Para os fariseus era inconcebível e ilógico um messias que comia e bebia com os pecadores, não tinha um exército armado, falava com samaritanos, era manso e humilde, etc.
Tratava-se de uma seita que se vangloriava de ter a correta interpretação da lei de Moisés. Consideravam-se os protetores da lei de Deus e achavam que podiam determinar os limites dentro dos quais os judeus deveriam viver. Na tentativa de aprimorar a lei de Deus, enchiam-na de detalhes e práticas que a distorciam e afastavam mais ainda o povo do seu Deus. Os líderes religiosos não conseguiram enxergar em Jesus o messias, pois Cristo fugia de todos os padrões que eles tinham como santidade. Para os fariseus era inconcebível e ilógico um messias que comia e bebia com os pecadores, não tinha um exército armado, falava com samaritanos, era manso e humilde, etc.
- Nos dias
de Jesus, dois grupos de religiosos destacavam-se, entre outros: os
saduceus (At 5.7) e os fariseus (At 15.5). Embora tivessem posições
religiosas distintas (At 23.8), Jesus, porém, não os poupou, chamando-os
de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de víboras (Mt 23.23-15,
33). O mestre deixou claro que não aceitava a ideia de que todos
os caminhos levam a Deus e ensinou que apenas dois caminhos: “o estreito,
que conduz á vida eterna, e o largo espaçoso, que leva à destruição” (Mt
7.13-14).“Então, vieram alguns de Jerusalém a Jesus alguns
fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgride os teus discípulos a
tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem? Ele, porém,
lhes respondeu: Por que transgridem vós também o mandamento de Deus, por
causa da vossa tradição? Porque Deus ordenou: Honra teu pai e tua mãe... E
assim invalidastes, pela vossa tradição o mandamento de Deus. Hipócritas,
bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os
seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Mas em vão me adoram,
ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mt 15.1-9).
- Transgredir
é o mesmo que invalidar a Palavra de Deus e
isto é uma transgressão contra o próprio Deus. Os fariseus acreditavam que
a tradições “lavar as mãos antes de comer (Mc 7.4)”, estava acima dos
mandamentos de Deus. E então Jesus os reprova dizendo que eles estavam
transgredindo invalidando os mandamentos de Deus pela tradição.Jesus
salientou aos líderes religiosos da sua época que eles haviam
tomado suas tradições e as haviam elevado a um nível mais alto que o das
Escrituras.
- Sabemos
que grande parte da religião dos fariseus consistia em censurar os outros.
Vieram de Jerusalém, uma viagem de muitos quilômetros, não para aprender,
mas para criticar.É fácil haver uma religiosidade exterior que
faz muita questão de ritos e cerimônias, da distribuição do cálice do
Senhor em um ou mais copos, da atitude do corpo em oração, mas que não se
preocupa com o estado do coração.
- O que o
mestre Jesus diz acerca das tradição: “Invalidando
a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos
transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes” (Mc 7.13).Sua resposta parabólica
era revolucionária nas suas implicações religiosas, e era destinada a
libertar o cristianismo da escravidão do legalismo.A
tradição humana leva o cristão ao individualismo, egocentrismo, ou seja, viver para
si. Nada pode ser mais contrário ao ensino bíblico. Bastante adotado
atualmente, o individualismo tem diferentes manifestações: o egoísmo, a
inimizade, o ódio (Rm 1.29), entristecendo assim o Espírito Santo (Ef
4.30).
- Muitas
vezes criticamos os católicos que usam suas tradições e dogmas como meio de
salvação e achamos um absurdo vê-los nas procissões adorando imagens. E as
tradições que são colocadas nas igrejas evangélicas?
- Foi impressionante a forte
influência do farisaísmo nos tempos de Jesus e continua até hoje no meio
cristão. É visível o proceder cristão mesclado de farisaísmo nas
igrejas de hoje. O mundo nos chama de "crentes"; a
religião nos chama de evangélicos; mas o farisaísmo tem predominado
entre os evangélicos e poucos se tocam. Esse rosário de regrinhas não
mencionadas na Palavra de Deus que se estabelecem e incomodam os crentes,
é farisaísmo.
Fugindo do farisaísmo
Ricardo Gondim Rodrigues
“Ai de vocês, mestres da lei e
fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas
têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a
misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir
aquelas. Guias de cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo”. (Mateus
23.23)
Muitas vezes nos tornamos tão
obcecados com os detalhes que perdemos de vista o todo. Entre os muitos
problemas que o farisaísmo enfrentava nos dias de Cristo, perderam a noção do
porquê do serviço a Deus. Aonde queremos chegar com as nossas práticas
religiosas? Qual o sentido disso tudo? Seriam algumas perguntas que eles
poderiam fazer, para não permitirem que a religião se tornasse tão sem
propósito.
Esse mal continua rondando os
religiosos. Eles vão se especializando em pequenos detalhes, os pormenores vão
exigindo mais e mais tempo até que chega um ponto em que o rumo torna-se
obscuro. Quando se perde o nexo, as cerimônias transformam-se em
cerimonialismo, as leis em legalismo, as tradições em tradicionalismo. O
ambiente religioso torna-se asfixiante e os meios mais importantes que os fins.
O fim de tudo o que se faz na
igreja deve levar as pessoas a amarem a Deus. As organizações religiosas,
os sistemas institucionais e toda ambiência comunitária não podem deixar de
facilitar nossa intimidade com Ele. As igrejas devem ser lugar de águas para os
que têm sede de Deus; lugar de pão para os que estão com fome espiritual; lugar
de misericórdia para os que carregam culpas; lugar de afetos para os que se
sentem órfãos; lugar de cuidado para os que se sentem ovelhas necessitando de
pastor. Só se alcança esse objetivo amando a Deus e só assim fugimos do
farisaísmo e nos tornamos expressão do seu amor.
Naquilo em
que a Bíblia fala, nós devemos nos calar e aceitar a sua autoridade. Naquilo
que a Bíblia cala, nós somos livres para buscar a direção do Espírito Santo
para nossas vidas individualmente.
Tanto que na
oração sacerdotal de João 17, Ele pediu ao Pai que não retirasse as pessoas do
mundo, mas as livrasse do mal. A intenção de Deus não é que formemos guetos
culturais, mas que fôssemos sal e luz dentro de nossa realidade. A ética
evangélica sobre a cultura deve discernir com precisão o que é produto do
pecado e o que é fruto da graça de Deus.
4-O APARENTE
POUCO CASO COM A MULHER CANANEIA.(Mt:15:21-28)
- Mulher
cananeia um exemplo de fé;
- tinha uma
filha endemoninhada e pede a compaixão de Jesus;
- os
discípulos sugerem que a mande embora e Ele menciona q prioridade de Sua
missão:sua Pátria;
- v. 25 Ela
insiste mais uma vez explica e mostra sinceridade e perseverança e nos
ensina:fé,perseverança,sinceridade e humildade;
- Jesus
cura,multiplica pães e peixes(há três dias sem comer) e sobejaram 7
cestos;
- Deus,em
Cristo,ampla suficiência.
- De nada
têm falta os que o amam e temem de todo coração."Temei ao
SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas
àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará. "Salmos 34:9-10
APLICAÇÕES PARA A VIDA
1-Jesus perde seu
primo,amigo,irmão.Nossa reação deve ser de gratidão por amigos tão chegados.
2-Assim como Jesus fez somos
chamados a dividir o pão físico e espiritual.
3-Há muita preocupação com o
exterior e o cristianismo autêntico está no coração,nas intenções e na
totalidade da vida.
4-Como a mulher cananeia
sejamos um exemplo de humildade,sinceridade,perseverança e fé.Que o Pai nos
ajude a sermos assim.
Se
Nicodemos quisesse conversar, teria de ser em outro nível. Antes de poder
enxergar a esfera na qual Jesus atuava Nicodemos precisaria receber uma nova
vida, ser transformado numa nova criatura. Ele precisava nascer de novo, nascer
do alto ou nascer de Deus.
“Em verdade em verdade te
digo, quem não nascer de novo, não poderá entrar no Reino de Deus …” se
referindo claramente que muitas coisas que Nicodemos sabia, praticava e
ensinava não estavam de acordo com a vontade de Deus e que ele deveria
renunciar a tudo aquilo e assumir os novos ensinamentos de Jesus que seriam
totalmente incompatíveis com o que ele estava acostumado a fazer em
sua vida.
Enfim, a proposta de
Jesus para os homens de hoje ainda é a mesma porque Jesus não se referia apenas
ao Nicodemos daquela época e sim a todos nós Nicodemos de hoje.Temos que nascer
de novo, porque só se poderá entender e realizar a vontade de Deus para o mundo
aquele que estiver cheio do ESPÍRITO SANTO DE DEUS e não cheio das propostas e
preconceitos humanos para o mundo.
Não vejo
Nicodemos como um covarde, por se esquivar da fúria de seus contemporâneos,
indo ter com Jesus à noite. O vejo como um corajoso homem que venceu a si mesmo
e humilhou-se em busca da verdade. Muitos versículos depois, vamos
reencontrar Nicodemos, juntamente com José de Arimateia preparando o
sepultamento de Jesus (Jo 19:38, 42). Ele já, andava na Luz, que é Jesus.
O encontro
entre trevas e Luz, Nicodemos e Jesus, traduz a acessibilidade ao Reino: É para
todos os que buscam, creem. O fariseu, de barba grisalha não foi expulso
daquela reunião, nem massacrado, nem ouvido com sarcasmo, menosprezado. Jesus o
amou, o recebeu por seu, e desvendou-lhe o Reino dos céus.
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